QUERIDOS SEGUIDORES

quinta-feira, 13 de maio de 2010

ESQUIZOFRENIA...


ESQUIZOFRENIA
(Wagner Gattaz)
A esquizofrenia é uma doença psiquiátrica endógena que se caracteriza pela perda do contato com a realidade.
A pessoa pode ficar fechada em si mesma, com o olhar perdido, indiferente a tudo o que se passa ao redor ou, os exemplos mais clássicos, ter alucinações e delírios.
Ela ouve vozes que ninguém mais escuta e imagina estar sendo vítima de um complô diabólico tramado com o firme propósito de destruí-la.
Grosso modo, há dois tipos de sintomas: os produtivos e os negativos.
Os sintomas produtivos são, basicamente, os delírios e as alucinações.
O delírio se caracteriza por uma visão distorcida da realidade.
O mais comum, na esquizofrenia, é o delírio persecutório.O indivíduo acredita que está sendo perseguido e observado por pessoas que tramam alguma coisa contra ele.
Imagina, por exemplo, que instalaram câmeras de vídeo em sua casa para descobrirem o que faz a fim de prejudicá-lo.As alucinações caracterizam-se por uma percepção que ocorre independentemente de um estímulo externo. Por exemplo: o doente escuta vozes, em geral, as vozes dos perseguidores, que dão ordens e comentam o que ele faz.
São vozes imperativas que podem levá-lo ao suicídio, mandando que pule de um prédio ou de uma ponte.Delírio e alucinações são sintomas produtivos que respondem mais rapidamente ao tratamento.No outro extremo, estão os sintomas negativos da doença, mais resistentes ao tratamento, e que se caracterizam por diminuição dos impulsos e da vontade e por achatamento afetivo. Há a perda da capacidade de entrar em ressonância com o ambiente, de sentir alegria ou tristeza condizentes com a situação externa.
Não há argumento nem bom senso que a convença do contrário.Antigamente, esses indivíduos eram colocados em sanatórios para loucos porque pouco se sabia a respeito da doença.
No entanto, nas últimas décadas, houve grande avanço no estudo e tratamento da esquizofrenia que, quanto mais precocemente for tratada, menos danos trará aos doentes.
Wagner Gattaz é médico psiquiatra e professor de psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo.

1 comentários:

Anónimo disse...

Boa Tarde!
vim te oferecer um Selinho.
(Para esse Blog eu tiro meu Chapéu)
Espero que goste...

Uma bela tarde para você e um
maravilhoso FdS beijos fica com Deus!

Enviar um comentário

 
^